Visualização de Relatório




B2: Proporção de sítios Web com endereço IPv6 em URLs alternativas (2013)



Definição do indicador


Valor percentual de sítios Web que possuem domínios alternativos com endereços de IPv6. Por domínios alternativos entende-se adição de alguns prefixos comumente utilizados para designar a versão de um site com suporte a esse novo protocolo. No caso, foram utilizados os prefixos "ipv6", "v6", "www.v6", "www.ipv6" e "www6".


Propósito


Obter uma medida da atual quantidade de sítios Web que estão testando se preparando para a adoção do IPv6.


Metodologia


Para obter esse indicador, o programa ConNeCTOR realiza consultas DNS do tipo quadA para cada uma das URL's formadas com a união dos prefixos indicativos de IPv6 citados aos nomes de cada um dos sítios encontrados durante a coleta. Caso mais de um endereço seja encontrado, apenas o último é registrado.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre sítios Web com suporte Ipv6 em domínios alternativos está apresentado em três tabelas (B2-1, B2-2 e B2-3). Somente 113 dos 24.391 hosts da primeira coleta filtrada utilizam domínio alternativo IPv6. Os hosts estão listados na Tabela B2-1. Observamos que, segundo a definição do Projeto Censo Web, todos os hosts coletados a partir de sementes da Web governamental brasileira são consideradas como pertencentes a esse subconjunto da Web. Portanto, os hosts listados a seguir, embora não sejam do subdomínio .gov.br são considerados, para efeito deste Projeto, como pertencentes à Web governamental brasileira.


Tabela B2-1: Hosts que utilizam domínio alternativo IPv6



Host URL


Tabela B2-2: Percentual de hosts que utilizam domínio alternativo IPv6 na Web governamental brasileira



% de Hosts


A Tabela B2-3 apresenta a relação entre as unidades federativas do Brasil e o número de sítios que utilizam domínio alternativo IPv6.


Tabela B2-3: Número de hosts que utilizam domínio alternativo IPv6 agrupados por UF



UF Nº de sítios utilizando domínio alternativo


Análise


Na Web governamental brasileira ainda existe um volume muito pequeno de sítios que utilizam domínio alternativo IPv6. Como mostrado na tabela B2-2, 0,46% dos sítios utilizam o domínio alternativo IPv6. Cabe ainda ressaltar que boa parte desses domínios, que somam 106, não são gov.br, mas sim foram alcançados por redirecionamento a partir das páginas gov.br.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Em comparação com o estudo anterior realizado da Web governamental brasileira (2012), observa-se que houve um crescimento no uso do domínio alternativo IPv6, pois antes existiam 64 hosts (0,35%) que adotavam o domínio alternativo, passando para 113 hosts (0,49%). Mesmo assim, observa-se que o protocolo IPv6 ainda não está, de fato, implantado nos sistemas de rede e servidores da Web governamental brasileira.