Visualização de Relatório




A2: Tamanho total da Web - páginas Web GOV.BR (2012)



Definição do indicador


Quantidade e volume de páginas da Web coletadas sob o domínio gov.br.


Propósito


Identificar o número total de páginas da Web Governamental Brasileira, considerando apenas as páginas válidas que foram encontradas (ou seja, páginas que retornaram o código HTTP 2XX ao serem acessadas).


Metodologia


Para obter esse indicador utilizou-se um coletor de dados chamado WIRE, que realiza uma varredura das páginas Web associadas a domínios que são pré-definidas como sementes para iniciar a coleta.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre tamanho da Web em relação a páginas Web está apresentado em duas tabelas (A2-1, A2-2). A Tabela A2-1 exibe as informações gerais relacionadas ao volume de páginas Web. No total, foram identificadas 6.874.926 páginas que ocupam aproximadamente 172,35 GigaBytes. A média de tamanho é de 26,29 KB, sendo que a maior página Web ocupa 488,3 KB. Obteve-se um coeficiente de variação foi 1,04.


Tabela A2-1: Análise estatística



Número de páginas Tamanho em KiloBytes Mínimo Mediana Média Máximo CV


A Tabela A2-2 apresenta essas informações agrupadas por unidade federativa. Dessa tabela pode-se destacar que o menor número de páginas e quantidade de dados está em Roraima (RR), de onde foram identificadas 2413 páginas que totalizaram 29.501 KB. O estado com maior número de páginas e volume em bytes foi São Paulo, com 844.782 páginas e 20.832.737 KB. E, em relação ao tamanho médio das páginas, o menor valor também foi o de Roraima com 12,23 KB e o maior foi Rondônia com 44,72 KB. Os dados são similares aos obtidos para as análises com sítios.


Tabela A2-2: Análise estatística agrupada por unidades federativas



UF Número de páginas Tamanho em KiloBytes Mínimo Mediana Média Máximo CV


Análise


De forma análoga ao resultado obtido para o indicador A1, pode-se notar que, de forma geral, os resultados da distribuição dos valores entre estados segue muito proximamente os indicadores físicos, geopolíticos e sociais do país. E, a partir deles, pode-se desenvolver políticas que melhor atendam os usuários e geradores de conteúdo e que, ao mesmo tempo, promovam a produção de conteúdo digital relevante em regiões onde esta carência foi detectada.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Ao comparar estes resultados com a pesquisa anterior do Censo da Web Governamental Brasileira (2010), observa-se que ocorreu um aumento de 169,7 GB para 172,4 GB. Já o número de páginas Web coletadas caiu de 7.947.607 para 6.874.926, o que está consistente com a diminuição no volume de sítios coletados em relação à coleta anterior.