Visualização de Relatório




B4: Proporção de sítios Web que respondem a requisições HTTP GET em seu endereço IPv6 (2017)



Definição do indicador


Valor percentual de sítios Web do domínio em questão que respondem à requisições do tipo HTTP GET na porta 80 de seu endereço IPv6.


Propósito


Obter uma medida da atual quantidade de sítios Web podem ser acessados via IPv6.


Metodologia


Para obter esse indicador, o programa ConNeCTOR realiza uma requisição do tipo HTTP HEAD diretamente ao endereço IPv6 dos sítios Web com supporte a esse protocolo. Caso o servidor responda, o sítio é considerado como conectável via IPv6, independentemente do código enviado como resposta. Na prática, esse procedimento verifica se o servidor possui a infra-estrutura básica para responder requisições via IPv6. O médoto HTTP HEAD foi escolhido por ser mais rápido do que o método HTTP GET e, assim, permitir que os testes fossem mais eficientes. A pesar dessa mudança, do ponto de vista do teste de conectividade Web, ela não influencia os resultados.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre sítios Web que respondem a requisições HTTP GET em seu endereço IPv6 está apresentado em três tabelas (B4-1, B4-2 e B4-3). Somente 74 dos 6.834 sítios da Web Governamental, o que representa 1,08%, respondem à requisições Web via IPv6. A Tabela B4-1 apresenta uma listagem desses sítios.


Tabela B4-1: Hosts que responderam ao comando GET no endereço IPv6



Host URL


Tabela B4-2: Percentual de Hosts que responderam ao comando GET do protocolo HTTP na porta 80 de endereço IPv6 na Web governamental brasileira



% de Hosts


A Tabela B3-3 apresenta a relação entre as unidades federativas do Brasil e o número de sítios que responderam ao comando GET no endereço IPv6


Tabela B3-3: Número de hosts que responderam ao comando GET no endereço IPv6 agrupados por UF



UF Nº de sítios que responderam ao comando GET


Análise


Na Web governamental brasileira somente 74 sítios respondem ao comando GET no endereço IPv6. Esse valor corresponde a 1,08% dos sítios. Cabe ainda ressaltar que uma parte desses domínios, mais precisamente 11, não são gov.br, mas sim foram alcançados por redirecionamento a partir das páginas gov.br.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Ao comparar estes resultados com a pesquisa anterior do Censo da Web Governamental Brasileira (2016), observa-se que houve melhora no número de sítios que atendem realmente ao protocolo IPv6, pois antes não tinham sido identificados sítios que respondiam ao comando PING IPv6. E agora 74 sítios responderam ao comando GET no endereço IPv6. É importante enfatizar que é a verificação da resposta ao comando GET no endereço IPv6 indica que o serviço Web do sítio possui suporte ao protocolo IPv6.