Visualização de Relatório




B3: Proporção de sítios Web que respondem a ping IPv6 (2017)



Definição do indicador


Valor percentual de sítios Web no universo de servidores que hospedam as páginas da Web brasileira (.br) que respondem a um comando PING nos endereços IPv6.


Propósito


Ter uma medida da atual quantidade de servidores Web que estão ativos respondendo a PING no domínio IPv6.


Metodologia


Programa de software específico para realizar uma consulta IPv6 aos servidores Web e obter uma resposta que permita saber se o servidor está operacionalmente preparado para a responder a requisições IPv6.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre sítios Web que respondem a ping IPv6 está apresentado em três tabelas (B3-1, B3-2 e B3-3). Somente 75 dos 6.834 hosts da coleta, o que representa 1,10%, respondem ao protocolo IPv6. A Tabela B3-1 apresenta a relação de hosts que responderam à consulta via protocolo IPv6, incluindo o número de cada um no arquivo de dados e sua URLs.


Tabela B3-1: Hosts que responderam ao comando PING para Protocolo IPv6



Host URL


Tabela B3-2: Percentual dos hosts que responderam a um ping nos endereços IPv6 na Web governamental brasileira



% de Hosts que responderam ao ping via IPv6


A Tabela B3-3 apresenta a relação entre as unidades federativas do Brasil e o número de sítios que respondem à ping IPv6.


Tabela B3-3: Número de hosts que responderam à ping IPv6 agrupados por UF



UF Nº de sítios que respondem à ping IPv6


Análise


Na Web governamental brasileira somente 75 sítios utilizam domínio alternativo IPv6. Esse valor corresponde a 1,10% dos sítios. Cabe ainda ressaltar que uma parte desses domínios, mais precisamente 11, não são gov.br, mas sim foram alcançados por redirecionamento a partir das páginas gov.br.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Ao comparar estes resultados com a pesquisa anterior do Censo da Web Governamental Brasileira (2016), observa-se que houve uma ampliação no número de sítios que respondem ao comando PING IPv6. Em 2016 não havia sido identificado. Conforme já relatado em outras análises do indicador de IPv6, observa-se que o protocolo IPv6 ainda não está, de fato, implantado nos sistemas de rede e servidores da Web governamental brasileira.