Visualização de Relatório




H2: Proporção de páginas Web dinâminas (2012)



Definição do indicador


Valor percentual de páginas consideradas dinâmicas na Web Governamental Brasileira (.gov.br). No desenvolvimento de um sítio Web, uma página dinâmica, em geral, diz respeito ao uso de linguagens de programação de servidor, tal como PHP, ASP, JSP, ColdFusion, dentre outras. Tais linguagens permitem, no momento da execução da requisição ou solicitação feita, a criação do conteúdo estático que será visto pelo usuário, por isso é denominada “página dinâmica”.


Propósito


Obter uma medida percentual da quantidade de conteúdo dinâmico gerado na Web Governamental Brasileira (gov.br).


Metodologia


O coletor utilizado, WIRE, possui um conjunto de regras internas para diferenciar páginas dinâmicas de estáticas. Essas regras levam em conta o tipo de extensão da URL (p.ex., extensões de arquivo como .jps ou .php são associadas a documentos dinâmicos) e a existência de parâmetros associados à URL da página Web.


Com base nessa informação, o coletor armazena, para cada página consultada com sucesso, a natureza do conteúdo a ela associado (estático ou dinâmico).


Apresentação de resultados


Tabela H2-1: Percentual de Páginas Dinâmicas



Percentual de páginas dinâmicas


Um resumo descritivo dos dados para os domínios gov.br acerca da proporção de páginas dinâminas na Web está apresentado em três tabelas (H2-1, H2-2 e H2-3). A Tabela H2-1 mostra que o percentual de páginas dinâmicas no domínio em questão é de 76,62%, ou seja, 3 a cada 4 páginas Web. Apesar de serem a maioria das páginas coletadas, a distribuição de páginas dinâmicas entre os sítios é bastante irregular. A partir da análise da tabela H2-2, pode-se notar que a maioria dos sítios se encontra nos extremos do espectro: 5.993 sítios (43,94%) possuem até 10% de páginas dinâmicas e 4.539 sítios (33,2%) possuem mais de 90% de páginas dinâmicas. Dada a grande porcentagem de paginas dinâmicas encontradas, fica claro que os maiores sítios são aqueles com as maiores porcentagens.


Tabela H2-2: Nº de sítios agrupados pela proporção de uso de páginas dinâmicas



0 >0 e ≤10 >10 e ≤20 >20 e ≤30 >30 e ≤40 >40 e ≤50 >50 e ≤60 >60 e ≤70 >70 e ≤80 >80 e ≤90 >90 e ≤100


Se a distribuição desse indicador for agrupada por estado, temos os resultados apresentados na Tabela H2-3. Ela mostra que que a utilização de tecnologias de geração de portais varia bastante entre os estados, sendo que estados com um conjunto menor de sítios, como Acre, Paraná e Roraima, têm uma porcentagem elevada de páginas dinâmicas, provavelmente por estarem concentrados ao redor de portais. Entretanto, o número de sítios não é determinante nesse caso: os estados com menores porcentagens nessa métrica, Alagoas e Amazonas, também têm um número reduzido de sítios. Interessante notar que apenas alguns estados, como Mato Grosso, Amazonas e Mato Grosso do Sul, apresentam valores abaixo da média nacional. Isso se deve ao fato dos sítios da esfera do governo federal terem um predomínio maior de páginas estáticas.


Tabela H2-3: Porcentagem de páginas dinâmicas na Web governamental brasileira



UF Total págs Nº págs dinâmicas Nº págs dinâmicas sem idade % págs dinâmicas % págs dinâmicas sem idade


Análise


Com base na análise dos resultados apresentados, pode-se notar que mais de 3 páginas Web de cada 4 (76,62%) adotam tecnologia de páginas dinâmicas. Ao avaliarmos os resultados por Estado, pode-se notar que existe grande variabilidade entre eles no uso de páginas dinâmicas. Pode-se concluir que estados com um conjunto menor de sítios, como Acre, Paraná e Roraima, têm uma porcentagem elevada de páginas dinâmicas, provavelmente por estarem concentrados ao redor de portais. Entretanto, o número de sítios não é determinante nesse caso: os estados com menores porcentagens nessa métrica, Alagoas e Amazonas, também têm um número reduzido de sítios. Também cabe ressaltar que alguns estados, como Mato Grosso, Amazonas e Mato Grosso do Sul, apresentam valores abaixo da média nacional para esse indicador, provavelmente isso se deve ao fato dos sítios da esfera do governo federal terem um predomínio maior de páginas estáticas.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Ao comparar estes resultados com a pesquisa anterior do Censo da Web Governamental Brasileira (2010), observa-se que o indicador sofreu pequena variação, passando de 74,8% para 76,6%. Os dados indicam uma clara tendência ao uso de paginas dinâmicas, algo que vem sendo observado na Web como um todo, em função da utilização cada vez maior de sistemas de personalização e de gerência de conteúdo. Em particular, os sítios compostos praticamente apenas por páginas dinâmicas são provavelmente construídos utilizando software de gerência de conteúdo (como, p.ex., joomla - www.joomla.org) que simpli cam o processo de atualização das informações. Esse resultado também está coerente com a adoção das tecnologias ASP, ASPX, JSP e, em especial, o PHP, que vem sendo amplamente adotado na esfera governamental.