Visualização de Relatório




D1: Localização geográfica dos servidores de sítios Web (2016)



DEFINIÇÃO DO INDICADOR


Valor percentual da quantidade de sítios da Web .gov.br de acordo com o país que é hospedeiro desse sítio.


PROPÓSITO


Obter uma distribuição percentual dos sítios da Web gov.br de acordo com o país que hospeda o servidor desses sítios.


METODOLOGIA


Estimou-se a geolocalização dos servidores com o uso da base de dados da GeoLite, da empresa MaxMind, consultada a partir de seus endereços IP.


APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS


Um resumo descritivo dos dados para os domínios gov.br sobre localidade geográfica está apresentado em duas tabelas. A Tabela D1-1 consolida essas informações de geolocalização, exibindo as 10 localidades mais frequentes. A Tabela D1-2 apresenta a distribuição percentual das principais localidades geográficas (recorte por unidade federativa).


Tabela D1-1 - Lista de informações das 10 localidades geográficas mais frequentes dos sítios Web



Geolocalização Nº de sítios % do total


Tabela D1-2 - Distribuição percentual das principais localidades geográficas (recorte por unidade federativa)



Estado Total % BR % US % CA


Análise


A análise das informações de localização geográfica mostra que a grande maioria dos sítios Web .gov.br (86,6%) estão hospedados em território brasileiro. Há uma outra parcela considerável que está em território norte-americano (11,5%). Em seguida aparece o México com 0,5% dos sítios hospedados. Somando os 3 mais frequentes, obtém-se 98,5% dos sítios da Web governamental brasileira.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


A coleta realizada neste retrato dos dados (2016) foi feita com novo mecanismo de coleta, assim não deve ser diretamente comparado ao ano anterior. É difícil justificar a razão pela qual se verifica esse aumento no uso de servidores em território estrangeiro. Uma possibilidade pode ser pelo uso de serviços Web disponibilizados na Web estrangeira (ferramentas ou tecnologias) que está sendo adotado em sítios governamentais brasileiros.