Visualização de Relatório




H1: Idade média das páginas Web (2016)



Definição do indicador


Valor médio da idade das páginas da Web Governamental Brasileira (gov.br), considerando a data de sua última atualização.


Propósito


Obter a idade média das páginas da Web, considerando a sua última data da atualização.


Metodologia


O cálculo da idade de uma página pode ser obtido a partir da diferença entre o instante em que ela é coletada e o instante de sua ultima modificação. Contudo, algumas ressalvas a esse método podem ser feitas: a informação da ultima modificação de uma página não é fornecida por todos os servidores, nem para todo tipo de conteúdo, por não se tratar de informação obrigatória. Além disso, erros na configuração da hora nos servidores Web pode levar a erros na informação fornecida. Para as páginas com informação de idade, a mesma foi considerada em termos de dias, a fim de simplificar a análise.


Apresentação dos resultados


Tabela H1-1: Idade média das páginas Web



Idade média das páginas


Um resumo descritivo dos dados para os domínios gov.br sobre idade média das páginas Web está apresentado em duas tabelas (H1-1 e H1-2). O resultado apresentado na Tabela H1-1 mostra que a idade média das páginas Web é de 1244,02 dias, o que indica que na média as páginas do governo são atualizadas aproximadamente uma vez a cada quase 3,4 anos, isso pode ser considerado elevado, porém merece uma melhor análise dadas as razões que serão explicadas a seguir na seção de análise deste relatório.


A tabela H1-2 mostra a idade média das páginas divididas por unidade federativa e o número de páginas com informação de idade para cada caso.


Tabela H1-2: idade das páginas da Web governamental brasileira por unidade federativa



UF Total Págs Págs com idade % Págs com idade Idade média


Análise


Na avaliação da sincronização do relógio dos servidores (apresentado no indicador I1), foi observado que muitos servidores apresentaram relógios muito defasados em relação ao sistema de coleta. Isso com certeza pode afetar os resultados obtidos. A grande maioria das páginas coletadas não tiveram dados consistentes para esse campo, ou por não terem sido fornecidos ou por apresentarem algum erro, geralmente ligado ao fato de que grande parte das páginas é dinâmica e, consequentemente, esse tipo de campo não se aplicar. A maior parte dos estados (26 dos 27) apresenta menos de 5% de proporção de páginas com informação de idade. Acima desse limiar está apenas Pernambuco (5,87%). Em relação à idade média das páginas por estado, observa-se que há uma variação de 297,1 dias (DF) até 3911,98 dias (SE).


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


A coleta realizada neste retrato dos dados (2016) foi feita com novo mecanismo de coleta, assim não deve ser diretamente comparado ao ano anterior. Os problemas com a sincronização dos relógios dos servidores e a falta de padronização na informação fornecida pelos servidores dificultam as análises. Porém, o uso de coletas periódicas podem reduzir o problema, ao permitir o acompanhamento da evolução desse indicador.