Visualização de Relatório




G1: Distribuição de tipos de objetos na Web (2016)



Definição do indicador


Valor percentual dos tipos de objetos usados nas páginas da Web brasileira “.br”, de acordo com uma classificação categórica (imagens, scripts, vídeos etc.).


Propósito


Obter uma distribução dos tipos de objetos usados nas páginas da Web brasileira (.br) de acordo com uma categoria pré-definida (imagens, scripts, videos, etc.).


Metodologia


As páginas foram coletadas usando o Web crawler, considerando tanto a URL de cada página coletada quanto as URLs presentes em cada página coletada. Todas as extensões foram convertidas para caixa baixa.


A taxonomia de tipos de documentos foi extraída da e-Ping, Padrões de interoperabilidade de Governo Eletrônico, Documento de Referência Versão 2.0, 11 de Dezembro de 2009.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre distribuição dos tipos de objetos na Web governamental está apresentado em três tabelas (G1-1, G1-2 e G1-3). A Tabela G1-1 apresenta a quantidade e percentual de objetos nas páginas HTML, de acordo com algumas extensões principais separadas por tipo ou grupo de documentos (apresentação, audio e vídeo, documento, etc.). Como pode ser observado, a extensão mais frequente para documento tipo apresentação é PPT (e PPTX), que somam quase 99%. Já para documentos, 99,3% destes são PDF. Em relação a imagens (gráficos), GIF, JPG e PNG representam 38,2%, 31,0% e 30,5%, respectivamente. Para hipertexto, htm e html somam quase 94%. E a parte de planilhas tem mais de 99% com uso de XLS (e XLSX).


Tabela G1-1 - Quantidade e percentual de objetos nas páginas HTML, por tipos de documentos



Grupo Extensão Quantidade % de uso da extensão no grupo


A Tabela G1-2 apresenta a distribuição de objetos em termos de seus grupos ou tipos. Observa-se que uma grande parte dos objetos são de tipo gráfico (42,1%), seguido de PHP com 37,8% e em seguida hipertexto (6,7%).


Tabela G1-2 - Distribuição de objetos por grupos ou tipos



Grupo Quantidade % de uso do grupo sobre o total


A Tabela G1-3 apresenta a distribuição dos tipos de objetos por Unidade Federativa (UF).


Tabela G1-3 - Participação percentual de cada estado para cada tipo de objeto



Estado Apresentação Áudio e Vídeo Banco de Dados Documentos Gráficos Hipertexto Planilha


Análise


As análises realizadas permitem entender melhor o perfil mais comum de páginas governamentais de acordo com a composição de tipos de objetos que estas apresentam. É importante ressaltar a diversidade tanto em termos de padrão tecnológico quanto de distribuição de tipos de documentos, o que permite concluir apenas que o nível de heterogeneidade observado nos impede de extrair regras gerais que sintetizem o cenário.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


A coleta realizada neste retrato dos dados (2016) foi feita com novo mecanismo de coleta, assim não deve ser diretamente comparado ao ano anterior. Com base nos resultados apresentados, podemos estabelecer algumas conclusões importantes em termos de tendências observadas na comparação das pesquisas: (i) o uso do formato PDF está se consolidando cada vez mais como padrão para divulgação de documentos na Web; (ii) não se pode afirmar, como em análise anterior, que o uso de tecnologias software livre no meio governamental tem crescido, mas isso também tem relação com a tendência de se publicar os documentos na Web em outros formatos, como o PDF. (iii) o uso do formato gráfico PNG continuou a crescer, em menor escala, mas seguindo a tendência de adoção de formatos mais leves em ambiente Web.