Visualização de Relatório




F1: Proporção de páginas Web aderentes aos padrões de acessibilidade E-MAG (2016)



Definição do indicador


Valor percentual de páginas Web em conformidade com os padrões determinados pelo E-MAG testados através de uma versão modificada da ferramenta ASES. Esse teste considera os níveis de conformidade A, AA, AAA para sítios e para as páginas os níveis de prioridade 1, 2 e 3.


Propósito


Avaliar a qualidade das páginas HTML em relação à sua acessibilidade.


Metodologia


Para avaliar a acessibilidade dos sítios da Web Governamental Brasileira executou-se, para cada uma das páginas coletadas, o validador ASES que, entre outras coisas, verifica a conformidade de um documento com o padrão de acessibilidade de páginas do governo brasileiro E-MAG.


Segundo esse padrão, um sítio Web pode ser classificado em quatro níveis de acessibilidade: não acessível, A, AA ou AAA. Sendo que o nível 'A' indica que o site possui as características minimas para que pessoas com algum tipo de deficiência consigam acessar o site. O 'AA', que o sítio possui características que tornem sua utilização facilitada por pessoas com certos tipos de deficiências. E, o 'AAA', que o sítio possui características que tornem sua utilização facilitada por pessoas com qualquer tipo de deficiência. Contudo para que um site possa ser classificado todas as suas páginas devem passar pelo processo de validação do ASES que fornece a quantidade de erros para funcionalidade de 3 níveis de prioridades (prioridade 1 - P1, prioridade 2 - P2, e prioridade 3 - P3). Assim, caso todas suas páginas não apresentem erros no primeiro nível de prioridade, ele é considerado um site 'A'. Se, todas as páginas não apresentarem erros para os níveis de prioridade 1 e 2, o sítio é considerado 'AA'. E, caso todas as páginas não contenham erros em todos os três níveis de prioridade o sítio é classificado como 'AAA'. Contudo, se qualquer das páginas do sitio apresentar erros, ele é classificado como como não acessível.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre a aderência da páginas Web aos padrões de acessibilidade E-MAG está apresentado em duas tabelas (F1-1 e F1-2). A Tabela F1-1 apresenta os resultados para a avaliação das páginas HTML analisadas em relação à acessibilidade, de acordo com a metodologia aplicada.


Tabela F1-1: Nível de Acessibilidade



sem erros % sem erros não atende P3 % não atende P3 não atende P3 e P2 % não atende P3 e P2 não conformidade % não conformidade


A Tabela F1-2 apresenta os resultados obtidos para avaliação da acessibilidade das páginas Web analisadas agrupadas por Unidade Federativa (UF).


Tabela F1-2: Nível de Acessibilidade (Páginas Web) - Recorte por Unidade Federativa



UF sem erros ASES não atende P3 não atende P3 e P2 Não Conformidade % Não Conformidade


Análise


A análise da acessibilidade para o universo de domínios .gov.br mostra que ainda existe muito a ser feito para que se aperfeiçoe a acessibilidade da Web, sendo que apenas aproximadamente 5,6% das páginas da Web .gov.br atendem a algum dos níveis de acessibilidade (níveis de prioridade 1, 2 ou 3), segundo os critérios do padrão E-MAG. Em relação aos resultados com recorte por Unidade Federativa, observa-se que a grande maioria dos Estados possuem um nível de não conformidade em relação à acessibilidade próximo à média geral. Há que avaliar melhor a razão desses resultados melhores para acessibilidade. Uma possível explicação para ter uma maior proporção de conformidade em relação aos padrões de acessibilidade é a adoção de ferramentas de publicação e gestão de conteúdo pelas entidades governamentais, o que possibilita uma melhor padronização e uso dos recursos tecnológicos de forma a atender às recomendações definidas para atender ao quesito da acessibilidade.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


A coleta realizada neste retrato dos dados (2016) foi feita com novo mecanismo de coleta, assim não deve ser diretamente comparado ao ano anterior. Poderá ser de grande utilidade identificar que sítios estão alcançando melhor acessibilidade a fim de disseminar esses exemplos para que o nível de acessibilidade possa melhorar a cada ano.