Visualização de Relatório




Um resumo descritivo dos dados sobre distribuição dos tipos de objetos na Web governamental está apresentado em três tabelas (G1-1, G1-2 e G1-3). A Tabela G1-1 apresenta a quantidade e percentual de objetos nas páginas HTML, de acordo com algumas extensões principais separadas por tipo ou grupo de documentos (apresentação, audio e vídeo, documento, etc.). Como pode ser observado, a extensão mais frequente para documento tipo apresentação é PPT (e PPTX), que somam 97,7%. Já para áudio e vídeo, MP3 e MP4 somam mais de 95%. Já para documentos, quase 85% destes são PDF. Em relação a imagens (gráficos), GIF, JPG e PNG representam 52,6%, 27,7% e 19,5%, respectivamente. Para hipertexto, htm e html somam mais de 98%. E a parte de planilhas tem mais de 99% com uso de XLS.


Tabela G1-1 - Quantidade e percentual de objetos nas páginas HTML, por tipos de documentos



Grupo Extensão Quantidade % de uso da extensão no grupo


A Tabela G1-2 apresenta a distribuição de objetos em termos de seus grupos ou tipos. Observa-se que uma grande parte dos objetos são de tipo gráfico (84,2%), seguido de hipertexto (HTMLs) com 11,4% e em seguida documentos (4,1%).


Tabela G1-2 - Distribuição de objetos por grupos ou tipos



Grupo Quantidade % de uso do grupo sobre o total


A Tabela G1-3 apresenta a distribuição dos tipos de objetos por Unidade Federativa (UF).


Tabela G1-3 - Participação percentual de cada estado para cada tipo de objeto



Estado Apresentação Áudio e Vídeo Banco de Dados Documentos Gráficos Hipertexto Planilha


Análise


As análises realizadas permitem entender melhor o perfil mais comum de páginas governamentais de acordo com a composição de tipos de objetos que estas apresentam. É importante ressaltar a diversidade tanto em termos de padrão tecnológico quanto de distribuição de tipos de documentos, o que permite concluir apenas que o nível de heterogeneidade observado nos impede de extrair regras gerais que sintetizem o cenário.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Ao comparar estes resultados com a pesquisa anterior do Censo da Web Governamental Brasileira (2010), observa-se que algumas pequenas mudanças, em especial: aumentou o volume de HTML em tipo hipertexto de 97 para 98%; o uso de ODP no tipo apresentação subiu de 0,58 para 2,28%, apesar da grande maioria de uso de PPT ainda; na parte de documentos, o uso de objetos PDF subiu de 80,2 para 84,6%; na parte de áudio e vídeo, o uso de MP3 e MP4 diminuiu de 97,8% para 95,3%; por fim, na parte de gráficos, observa-se que houve uma mudança significativa - o uso de JPG se manteve estável (aproximadamente 27%), mas dobrou o uso de PNG (passando de 9,5% para 19,5%) com diminuição no volume do uso de GIF. Com base nos resultados apresentados, podemos estabelecer algumas conclusões importantes em termos de tendências observadas na comparação das pesquisas: (i) o uso de tecnologias software livre no meio governamental tem crescido, como observado em relação a objetos de apresentação e documentos; (ii) o uso do formato PDF está se consolidando cada vez mais como padrão para divulgação de documentos na Web; (iii) o uso do formato gráfico PNG cresceu significativamente, seguindo a tendência de adoção de formatos mais leves em ambiente Web.