Visualização de Relatório




I1: Sincronização de tempo dos servidores de sítios Web (2014)



Definição do indicador


Valor estimado da diferença entre a hora configurada nos servidores da Web Governamental Brasileira (.gov.br) e a Hora Certa Mundial, definida como UTC (Coordinated Universal Time).


Propósito


Estimar o sincronismo dos servidores da Web Governamental Brasileira em relação à Hora Certa Mundial. Existem algumas formas para se manter a hora de um dispositivo atualizada, uma delas é com a utilização de um servidor de tempo e um protocolo. Normalmente o protocolo adotado é o NTP (Network Time Protocol), que permite a sincronização dos relógios dos dispositivos de uma rede através de fontes de tempo confiáveis. Uma das importâncias da sincronização é que ela é fundamental para garantir o correto registro de transações realizadas na Web, bem como o correto funcionamento de diversas aplicações.


Metodologia


Para obtenção da estimativa do sincronismo dos servidores da web, foi realizada uma requisição do tipo HTTP HEAD ao servidor. A partir dessa requisição, foi calculado do módulo da diferença entre o tempo adquirido do servidor web e o tempo marcado no relógio da máquina que fez o experimento, sincronizada via NTP (Network Time Protocol), somada metade do RTT (round-trip time). O resultado é dado em segundos.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre o sincronismo está apresentado em duas tabelas. A tabela I1-1 apresenta os dados consolidados e a tabela I1-2 apresenta os dados segundo as unidades federativas (UF). Em relação aos dados consolidados, o valor mínimo foi igual a zero, o que indica que há servidores sincronizados, porém o valor máximo foi de 151.019.073 segundos, o que mostra que há servidores com anos de erro em seu relógio. A média foi 11.517,14, o que representa pouco mais de 3 horas. Em relação às UF, existe uma variação grande entre estados, porém nota-se pelo valor da média e da mediana que isso se deve em geral à presença de alguns pontos discrepantes, ou seja, alguns servidores que possuem valores bem discrepantes. Como indicado pela mediana, metade dos valores de sincronização dos sítios é inferior a @@@ 1 segundo.


Tabela I1-1: Medidas resumo para a sincronização do servidor de sítios Web (segundos)



Min Mediana Média Max CV


Tabela I1-2: Medidas resumo para a sincronização segundo as unidade da federação (segundos)



UF Min Mediana Média Max CV


A quantidade de servidores de acordo com faixas de diferença de tempo de sincronização é apresentada na Figura I1-3.


Chart?chbh=a,5,15&chs=500x200&cht=bvg&chxt=x,y&chdlp=r&chf=bg,s,ffffff&chxr=0,0,&chdl=frequência de sincronização de tempo&chxl=0:|0-9|10-99|100-999|1000-9999|>10000|&chd=t:72.4441,14.3988,8.304,3.601,1

Figura I1-3: Frequência de valores de sincronização de tempos dos servidores de sítios Web


Análise


Observa-se que há uma grande variabilidade quanto à estimativa de sincronização dos servidores dos sítios da Web governamental brasileira. Cerca de 50% dos servidores estão sincronizados no intervalo de mais ou menos 1 segundo em relação à hora certa mundial. No entanto, existem uma minoria de servidores que estão bem desincronizados. Cabe ressaltar que existe uma parte dos servidores para os quais não foi possível obter o resultado de sincronização (consta como erro -1 na base de dados). Há valores extremos e o valor máximo chega a ser de alguns anos de diferença, o que provavelmente ocorre por erro na configuração dos servidores de alguns sítios Web. O coeficiente de variação do conjunto, calculado pela razão entre o desvio padrão e a média, é extremamente elevado.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Em relação à análise anterior dos dados da Web governamental brasileira, observa-se que o indicador sofreu algumas mudanças significativas. Na última edição da análise metade dos servidores estavam sincronizados ou defasados em até 4 segundos, já agora estão defasados de até 1 segundo, uma redução bastante representativa. Já o valor médio não teve uma significativa redução.. Existe sempre um importante trabalho de conscientização a ser feito para chamar a atenção dos administradores de Tecnologia da Informação para a necessidade de sincronização e sobre a relevância disso para que os serviços Web funcionem de forma mais correta e adequada.