Visualização de Relatório




B1: Proporção de sítios com endereço IPv6 em sua URL principal (2014)



Definição do indicador


Valor percentual de sítios Web que possuem endereço IPv6 registrado no DNS para seu nome de domínio principal.


Propósito


Obter uma medida da atual quantidade de sítios que já divulgam endereços IPv6 em seus domínios principais.


Metodologia


Para obter o endereço IPv6 dos sítios é realizada uma consulta do tipo "quad A" no servidor DNS com a utilização do comando /dig/ disponível para plataformas Linux. A resposta é analisada e, caso exista, o endereço IPv6 do sítio é contabilizado e registrado para utilização nos indicadores seguintes.


Apresentação dos resultados


Um resumo descritivo dos dados sobre sítios com endereço IPv6 em sua URL principal está apresentado em três tabelas (B1-1, B1-2 e B1-3). Somente 460 dos 24.391 hosts, que representa 1,89%, respondem ao protocolo IPv6. Os hosts estão listados na Tabela B1-1. Observamos que, segundo a definição do Projeto Censo Web, todos os hosts coletados a partir de sementes da Web governamental brasileira são considerados como pertencentes a esse subconjunto da Web. Portanto, aqueles sítios listados a seguir que não são do subdomínio gov.br são considerados também na análise, uma vez que foram alcançados a partir de endereço gov.br, por redirecionamento.


A Tabela B1-1 apresenta a relação de hosts que responderam à consulta via protocolo IPv6, incluindo o número de cada um no arquivo de dados e suas URLs.


Tabela B1-1: Hosts que responderam ao Protocolo IPv6



Host URL


Tabela B1-2: Percentual dos hosts que responderam a consulta realizada via protocolo IPv6 na Web governamental brasileira



% de Sítios que utilizam IPv6


A Tabela B1-3 apresenta a relação entre as unidades federativas do Brasil e o número de sítios que utilizam o protocolo IPv6.


Tabela B1-3: Número de hosts que responderam ao Protocolo IPv6 agrupados por UF



UF Nº de sítios utilizando IPv6


Análise


A Web governamental brasileira não adota de forma consistente o protocolo IPv6, foram encontrados poucos casos de sítios gov.br que respondem IPv6, da tabela B1-2, observa-se 1,89% dos sítios. Os indicadores B1 a B4, relacionados ao protocolo IPv6 possuem diferenças. A diferença refere-se à forma de verificar a existência de um endereço IPv6. No indicador B1, verifica-se se há um endereço IPv6 associado ao host e identificado pelo DNS. No indicador B2, verifica-se se o host responde a IPv6 usando um domínio alternativo ao domínio consultado, do tipo ipv6.dominio. No B3 é avaliado se o host responde a PING via endereço IPv6. Por fim, no indicador B4, consulta-se o servidor com endereço IPv6 usando o protocolo HTTP, método GET na porta 80. Conforme exibido na Tabela B1-3, que agrupa os domínios por Unidade Federativa, sítios governamentais não pertencentes a unidades federativas e classifica como “Outros” os que não são diretamente gov.br, pode-se notar que parte dos domínios que respondem IPv6 são domínios que não são de extensão gov.br, mas que foram alcançados a partir de redirecionamento dos sites governamentais. Comparado com o levantamento realizado da Web governamental brasileira em 2012, observa-se que houve um crescimento no uso do IPv6, passando de 1,37% para 1,89%. Esses dados mostram a importância de análises mais aprofundadas que possam dar mais subsídios para compreender a razão da não implantação deste protocolo nos sistemas de rede e servidores da Web brasileira.


Análise Comparativa com estudo anterior e considerações


Ao comparar estes resultados com a pesquisa anterior do Censo da Web Governamental Brasileira (2012), observa-se que houve um crescimento no uso do IPv6, passando de 1,37% para 1,89%. Isso já mostra uma mudança positiva, porém ainda pequena. Esses dados mostram a importância de análises mais aprofundadas sobre o assunto, que possam dar mais subsídios para compreender a razão da não implantação deste protocolo nos sistemas de rede e servidores da Web brasileira.